sexta-feira, 6 de julho de 2018

[Resenha] Encarcerados

|
Autor: Alexander Gordon Smith
Páginas: 294
Editora: Benvirá
Série: Fuga de Furnace, 1
De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?


Encarcerados é o primeiro livro da série Fuga de Furnace, do autor Alexander Gordon Smith. Quem publica a série no Brasil é a Benvirá, e quatro livros já foram lançados. Esse primeiro volume está nos meus desejados há muito tempo, consegui ele em uma troca no Skoob, mas o livro ainda ficou parado na minha estante por alguns meses. Por conta do TBR jar que eu resolvi fazer esse ano, ele foi um dos sorteados de maio, e eu finalmente consegui iniciar a série. A sinopse e a capa foram dois motivos que me fizeram querer ler Encarcerados, mas eu preciso dizer que minhas expectativas foram superadas de forma surpreendente. Sim, eu já esperava gostar da leitura, mas o que eu encontrei me deixou ainda mais empolgada pela série em si.

Furnace é uma penitenciária juvenil, criada após uma onda de violência cometida por gangues com menores de idade. Após tantas mortes, a sociedade se cansou, e decidiram que teriam que tirar esses jovens das ruas. Atualmente, qualquer infração, por menor que seja, faz com que as crianças e adolescentes vão parar em Furnace. E ninguém se importa com isso, todos estão cansados da violência. A penitenciária foi construída embaixo da terra, e ninguém nunca escapa de lá. 

Alex desde cedo entrou no mundo do crime. Tudo começou roubando o dinheiro dos colegas da escola. Até que ele e seu amigo, Toby, perceberam que poderiam conseguir muito mais, e passaram a roubar casas. Em um de seus furtos eles escolhem um casarão onde os donos aparentemente foram viajar. Os dois amigos entram com facilidade e começam a busca por itens de valor. No entanto, eles não estão sozinhos. Alex encontra alguns sujeitos de terno, todos muito parecidos, e que possuem algo de estranho. O garoto está acostumado a escapar de situações, e até mesmo decorou as saídas de fuga, porém, esses homens são fortes e rápidos, e a visão de uma criatura com máscara de gás desestabiliza o garoto. Ele é capturado, e presencia o assassinato brutal de seu melhor amigo.


Alex é preso e acusado injustamente pela morte do amigo. E o pior de tudo é que ele descobre que essas pessoas que estavam na casa são de Furnace. Por que será que eles estão armando para prender jovens? Mas, nada o prepara para a visão de Furnace. Se por fora ela é horripilante, por dentro é como se estivesse em seu pior pesadelo. O ambiente é desolador, e há muitos criminosos por ali, inclusive as gangues que iniciaram a onda de horror.

O garoto não tem nenhuma perspectiva de sair da penitenciária, seja buscando uma forma de fugir ou de alguém o tirá-lo de lá. Depois que eles são presos, é para sempre. Mas a prisão vai se mostrar um local depressivo e difícil de viver. Um diretor sádicos e criaturas no meio da noite vão mostrar que o local é muito mais que uma prisão. Tem algo de sobrenatural em tudo que acontece ali dentro.

Encarcerados é bastante sombrio, e eu não estava esperando algo do tipo. Apesar da sinopse, eu achei que o enredo seria muito mais jovem e leve (já que é o público alvo), no entanto, o autor deixou a narrativa bastante intensa, sangrenta e que te faz dar muitos pulos e ficar com medo de tudo durante a leitura. A história é eletrizante do início ao fim, e eu simplesmente não conseguia parar de ler. O enredo é empolgante, e a descrição da prisão faz o leitor conseguir imaginar exatamente o local e os terrores que se escondem por lá.

Essa é uma leitura um pouco desesperadora, e mesmo assim eu estou louca para conferir os próximos livros. O livro é cheio de perigos e reviravoltas, com ação do início ao fim, você finaliza a leitura angustiado para iniciar o próximo volume e descobrir mais sobre Furnace. E, o que você já descobre nesse primeiro livro, te faz suar frio. Recomendo muito a série!

8 comentários:

  1. Oi Andressa! nunca tinha visto nem sobre o autor ou sobre os livros, e fiquei interessadíssima! Achei tudo super diferente, a premissa, a história em si, o local que se passa a história, os personagens! Fiquei passada com o garoto que além de ver o melhor amigo ser assassinado de maneira cruel, é acusado por isso e mandado pra essa prisão maligna, que estou seriamente curiosa pra saber do que se trata! Tem teor sobrenatural? Melhor ainda! Faz tempo que não encontro uma leitura desse jeito, com esses temas! Amei a dica! Já tá adicionado no skoob!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a capa e não conhecia o autor ou mesmo essa série, mas saber que suas expectativas foram superadas me anima muito. Gostando de narrativas intensas como eu gosto, tenho certeza de que o livro tem tudo para me agradar bastante, ainda que tenha sido meio desesperadora. Se ler os próximos nos conte, vou adorar saber o que achou da leitura.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei desesperada só de ler a resenha e imagino que a leitura do livro vá me perturbar ainda mais, claro, mas ainda assim, fiquei curiosa e acho que vou gostar muito desta experiencia. Espero que os próximos livros não demorem a ser lançados.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Sou a mestre de deixar os livros parados na estante, porque as vezes eu quero muito e compro, mas fico sem tempo para ler e eles ficam lá kkkkk Só pela capa dele já da para ver que é um livro mais sombrio, e que parece ser realmente interessante. Fiquei curiosa para saber quem é ou o que é o estranho com a máscara de gás e se o Alex vai conseguir provar que é inocente e fugir da prisão, e também para saber se realmente é uma prisão kkkkk. Bom anotei a dica aqui e quando eu estiver querendo sair da minha zona de conforto pegarei ele para ler com certeza.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas a capa me deixou bem curiosa, o que me fez ficar interessada no livro logo de cara. Bom, eu não costumo ler histórias sombrias desse jeito, mas pelos seus comentários esse livro vale a pena. Enfim, parece ser bem diferente do que costumo ler, mas vou marcar a dica porque é um ótimo livro para eu sair da minha zona de conforto.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro mas achei a capa interessante. Não sei se leria pois esse é o tipo de livro que não me prende na leitura, porém acho que fãs do gênero iriam amar. Gostei de saber que não é algo leve, e o fato de ser cheio de reviravoltas é um grande ponto positivo para mim. Adorei a resenha aliás ❤️

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Andressa, eu sou o tipo de pessoa que tem medo de tudo, até mesmo de desenho animado, então imagine como eu ficaria desesperada com essa leitura hhaha. Acho que livros sangrentos não são pra mim, infelizmente. Mas já salvei seu post e pretendo deixar ele como dica para presente a um amigo, pois sei que ele vai amar, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Não conhecia a série, mas gostei muito do enredo, parece exatamente o tipo de livro que eu gostaria de ler. Apesar dos sustos e pulos durante a leitura. Gostei de saber que existe um elemento sobrenatural e sombrio, realmente não dá para imaginar só lendo a sinopse.
    Com certeza é uma série que eu gostaria de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir