terça-feira, 3 de abril de 2018

[Resenha] Serafina e a capa preta

|
Autor: Robert Beatty
Páginas: 240
Editora: Valentina
Série: Serafina, 1
Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado.

Serafina e a capa preta é o primeiro livro da série Serafina, e um dos lançamentos de janeiro da Editora Valentina. Eu fiquei encantada por essa capa, assim que a editora me enviou o release, eu quis solicitar sem nem ter lido a sinopse. No final, eu acabei lendo mesmo assim, e fiquei com mais vontade ainda de conhecer a história de Serafina. Eu sou apaixonada pelo gênero infantojuvenil, e saber que a trama tem vários mistérios, e uma personagem diferentona, fez com que eu ficasse ainda mais empolgada pela leitura. Robert Beatty criou uma história cheia de aventuras muito gostosinha de acompanhar.

Serafina tem doze anos, é muito inteligente, corajosa e curiosa. Ela e o pai moram escondidos no porão de uma mansão, onde ele trabalha na manutenção de elevadores, aquecimentos, etc. O pai nunca deixou ninguém saber sobre Serafina, pois ela é diferente das outras crianças. E a garota sempre achou que ele tinha vergonha dela, mas percebemos que o pai só quer protegê-la; de uma forma meio errada, mas quer. O único momento do dia em que ela pode sair do porão é à noite, quando todos estão dormindo. Serafina adora caçar ratos, e certo dia, em uma de suas caçadas, ela presencia um homem de capa preta atacando uma garotinha.

Outras crianças somem, e Serafina acredita que é tudo culpa do tal homem da capa preta, porém, seu pai não acredita em sua história, e acha que ela está apenas fantasiando. A garota decide então contar para os donos e visitantes da casa o que viu, afinal, todos estão procurando desesperadamente a menina que sumiu. No entanto, ela acaba conhecendo o sobrinho dos Vanderbilts. Braeden também tem 12 anos, perdeu os pais e irmãos em um acidente, e desde então mora com os tios. Serafina e Braeden, juntos, acabam embarcando na busca de pistas de quem está desaparecendo com as crianças. E a garota acaba descobrindo muito sobre si mesma, e os motivos de o pai a esconder de todos.


Braeden é um garoto que precisou amadurecer rápido, por conta da morte dos pais. E desde então não sabe o que fazer da vida, ele é solitário, e sua companhia é seu cão, que está sempre por perto. Braeden prefere ficar perto dos animais, mas vê em Serafina uma excelente amiga, e alguém que pode contar. A amizade dos dois é algo muito especial, afinal, ambos não possuem amigos. E eu gostei que o autor manteve a relação deles nesse nível, sem tentar nada a mais. Outro ponto que eu gostei é que Robert Beatty descreve os personagens exatamente com a idade que eles têm; duas crianças de doze anos, nada além disso. 

A trama tem muitos segredos e mistérios, e as cenas com o homem da capa preta são um pouco sombrias. Apesar de ser um infantojuvenil, a história é bem desenvolvida, eu tenho certeza que até os adultos vão gostar dessa aventura. Preciso citar também o suspense para saber quem seria o homem da capa preta, eu não consegui descobrir até quase ser revelado quem poderia ser, e isso é algo que não esperamos em uma leitura do gênero; não ter as respostas tão rápido.  A história é leve, e a escrita do autor é tão envolvente que a leitura acaba sendo muito rápida. 

Serafina e a capa preta é um livro muito fofo, cheio de aventuras e perigos, e com personagens muito cativantes. A história de Serafina aos poucos vai sendo revelada, e o segundo livro promete ser ainda mais amorzinho. Eu gostei muito da leitura, é tão bom ler algo descomplicado assim. A Editora Valentina fez uma excelente aposta. Recomendo a obra!

15 comentários:

  1. Eu achei linda a capa mesmo mas a trama não me chama muito a atenção apesar de eu ter curiosidade na leitura, mas parece ser mais um livro para passar o tempo mesmo, aquele tipo mais relaxado do que um tenso de suspense sabe?

    ResponderExcluir
  2. Ahh desde o lançamento estou de olho nesse livro!! Adoro histórias mais infantojuvenis e muito bom saber que existe um bom mistério na trama. Sem contra que Serafina parece ser uma protagonista bem corajosa mesmo e isso me agrada bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Andressa!
    A capa é bela e pelo jeito, todo desenrolar da aventura ainda melhor.
    É por isso que amo os livros infanto juvenis, nos transportam para lugares que nem imaginávamos que poderíamos ir.
    E é tudo muito lúdico e descontraído.
    E quero descobrir quem é esse tal da capa preta.
    Quero ler.
    Desejo um mês abençoado!
    “Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. É um tipo de leitura que eu não estou acostumada a fazer, mas achei a cap tão caprichada que acho que daria uma chance só por causa disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! A edição parece belíssima, ainda mais com o cuidado no início de cada capítulo. Me deixa com ainda mais vontade de tê-lo! A história me lembrou um pouco Coraline, e além disso, o enredo com um quê de mistério e aventura me deu vontade de lê-lo.
    As pessoas costumam subestimar contos infanto-juvenis, mas muitas vezes eles são fantásticos, ainda mais com um bom enredo. Espero ser o caso desse livro! Obrigada pela dica!

    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, desde que a via capa desse livro fiquei curiosa pela história, pena que não é muito meu estilo mas com certeza é dos meus irmão. Irei colocar na lista para eles.
    Bjs,
    Tell e a Book

    ResponderExcluir
  7. A capa é realmente encantadora e o enredo parece interessante, pois envolve segredos e mistérios!! Achei uma boa opção de presente! Obrigada pela indicação!!

    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa!

    Tudo bem? Eu tenho bastante curiosidade sobre esse livro, mas fico enrolando pra ler. Serafina parece ter um tom sombrio, mas ao mesmo tempo é um livro juvenil e isso me intriga de verdade. Gostei muito de saber que o livro tem personagens cativantes! Isso é realmente algo com o qual me importo e geralmente um dos fatores decisivos para me fazer aproveitar ou não a leitura.

    Eu sei que o segundo tá com o lançamento previsto para esse ano ainda (no segundo semestre) então tenho realmente que ler logo para saber se vou querer acompanhar essa trilogia.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei descubrir ele livro aqui no seu blog, não conhecia mas achei a capa muito linda compraria somente pela capa, mas lendo sua resenha gostei da historia, ja esta na minha lista. Sucesso

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acho que é realmente encantadora as histórias dos livros infantojuvenis, as vezes agosto de ler esse tipo de livro, principalmente os de aventura como esse.
    Achei a capa incrível e fiquei encantada e curiosa com a história.
    Dica anotada!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  11. Estou ansiosa por esta leitura.. Só falta tempo para ler.
    A história parece o tipo que eu curto.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem??

    Amei a capa tbm, depois amei o teaser.
    E agora lendo sua resenha, tenho certeza que irei mesmo gostar dessa leitura.
    Quero ler em breve, e ter esse livro na estante, pena que é uma serie, gostaria que não alongassem tanto.
    Adorei a resenha,
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Realmente essa é uma capa que chama a atenção pela beleza. Não estou no momento para o gênero, mas achei bem interessante sua opinião e já adicionei ao Skoob para não perder a dica, espero gostar tanto quanto você quando chegar minha vez de conferir essa história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hey Andressa, tudo bem?
    Estou com medo de ler esse livro, eu já li tantas coisas positivas sobre ele que minhas expectativas estão nas alturas. O que mais chama minha atenção nesse livro é a Serafina, que parece ser uma personagem completamente encantadora e estou curiosa para conhecer sua aventura. Espero gostar desse livro como você gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem ?
    Vendo a forma como a estória se desenrola, descobri o quanto o livro é interessante. Adoro infato juvenis principalmente esses com vários mistérios e aventuras. Também amei a capa, que é realmente encantadora. Fora que a protagonista é deveras apaixonante. Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir