terça-feira, 12 de setembro de 2017

[Resenha] O garoto da loteria

|
Autor: Michael Byrne
Páginas: 288
Editora: Rocco Jovens Leitores
Primeiro livro do inglês Michael Byrne, O garoto da loteria é uma história sobre sobrevivência, esperança e amadurecimento. Bully tem 12 anos e, desde que perdeu a mãe, vive nas ruas de Londres. Sua única companhia é a cadela Jack, com quem ele divide a cama improvisada a cada noite e o pouco que consegue para comer no dia a dia. Mas também seu amor e o sonho de conquistar um futuro melhor. Quando encontra um bilhete de loteria premiado, num antigo cartão de aniversário que sua mãe lhe deixou, Bully e Jack embarcam numa dramática jornada para retirar o prêmio. Afinal, em quem confiar quando se é uma criança desamparada que subitamente vira “o garoto da loteria”?




O garoto da loteria é o livro de estreia do autor Michael Byrne. Publicado pelo selo Rocco Jovens Leitores, a trama irá nos apresentar uma história marcante sobre sobrevivência, família, amizade e esperança. O enrendo não te faz chorar, nem nada do tipo, mas comove igualmente. Quantas crianças não passam pelo mesmo que o protagonista? É um livro que mostra diversos infortúnios que o personagem passa para sobreviver. E então, nos faz pensar que às vezes reclamamos por tão pouco.

Bully perdeu a mãe, e resolveu sair de casa, depois de descobrir que o padrasto estava saindo com outra mulher enquanto a mãe estava doente. Junto com sua leal companheira, Jack, uma cadela muito bem treinada e inteligente, ele resolve se aventurar pela ruas de Londres. Sempre em busca de comida, água e um lugar para dormir, Bully vê sua sorte mudar quando descobre dentro de um cartão que sua mãe deixou um bilhete premiado.


O bilhete é de meses atrás, e o prêmio está quase vencendo. Ele precisa correr contra o tempo para pegar o dinheiro. Porém, ele não tem idade para comprar um bilhete, e por isso, não pode retirar ele mesmo. O garoto percebe que quando se trata de dinheiro, ninguém é confiável o bastante. E sem querer ele acaba revelando para um de seus amigos que mora na rua que possui o bilhete. Então, começa uma verdadeira caçada atrás dele e de sua cachorrinha. Alguns nem sabem porque estão atrás dele, mas há uma recompensa, então vale a pena.

A cada capítulo vemos o tempo de buscar o prêmio diminuir. É muito angustiante essa espera e curiosidade de saber como Bully vai conseguir resolver tudo. Afinal, ele mais que merece esse dinheiro. Suas esperanças são inocentes e por isso nos quebra ainda mais o coração quando percebemos que ele está muito longe de conseguir trocar o tal bilhete. Seus desejos são os mais bobos, mas é incrível que mesmo assim ele pensa em ajudar pessoas que atravessam seu caminho e o ajudam de alguma forma, mesmo sem saber sobre o dinheiro.

Esse é um drama juvenil bastante delicado. O autor soube desenvolver bem a trama, nos fazendo conhecer Londres de uma forma muito inusitada. Em todo capítulo há detalhes sobre ruas e monumentos, fazendo o leitor ter um pouco mais de conhecimento sobre o local. Eu achei muito bacana! Foi uma leitura bastante fluída. Os momentos, todos eles, foram marcados por uma tensão enorme.

Se você procura uma leitura marcante, delicada e com um enredo sobre sobrevivência, O garoto da loteria é uma excelente dica! A edição está muito bonita. Essa capa me conquistou de imediato.

6 comentários:

  1. Aaaaah, já estou aqui torcendo por Bully!!
    Pela resenha, me parece que é uma história que nos desperta vários sentimentos. E uma história em que o personagem principal é uma criança, fica difícil não amar.
    Poxa, são tantas crianças nessa situação e imaginar que uma coisa boa pode acontecer com elas é tão incrível, mesmo que fictício. Se for real então... ❤
    E Bully parece um menino encantador, quero muito conhecer sua história. E espero que o final seja feliz.
    Amei a indicação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Bully é jovem, mas enfrentará mais desafios do que a maioria das pessoas enfrentam em uma vida inteira. Perder a mãe é um momento marcante e, com certeza, o que ele mais precisava era de apoio de amigos e familiares, por isso deve ser triste não ter em quem confiar. A saga para conseguir o prêmio deve ser a parte mais apreensiva do livro, pois gera muita expectativa e torcida para que Bully tenha um final feliz. Como gosto de histórias cativantes e com temas simples, mas muito importantes, acredito que O garoto da loteria seja uma ótima recomendação.

    ResponderExcluir
  3. Uau,já fiquei aqui roendo as unhas,torcendo para que o Bully consiga chegar à tempo para recuperar o seu prêmio.
    Todas as vezes em que o personagem é uma criança,o coração aperta,e desejamos a melhor sorte possível.

    Espero ainda poder ter a oportunidade de ler o livro,e acompanhar as aventuras e aflições desse garotinho.
    Tomara que ele encontre alguém de bom coração! 💚


    Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Eu não conhecia o livro, mas o enredo me chamou a atenção e fiquei curiosa para saber o que acontece com o garoto.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro por aí mas não sabia o enredo dele, achei a história bem interessante, realmente quando se trata de dinheiro, ninguém é confiável o bastante e isso da autora colocar em cada capítulo o tempo que ele ainda tem deve nos deixar com uma vontade maior ainda de terminar o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dessa!
    Caramba, não fazia ideia tratar-se de um enredo mais denso e delicado assim! Pelo título o que me vinha imediatamente à cabeça era um jovem adulto com alguma comédia ou trama colegial, nunca passou que o personagem pudesse mesmo ter um bilhete premiado e mais ainda que estivesse sua situação tão complicada de perda da mãe e a consequente sobrevivência até pegar o prêmio que lhe é de direito. E ainda que você diga que não dê para chorar realmente, a emoção poderia ser tamanha em algumas cenas pela tensão que paira se ele vai conseguir ou não que eu provavelmente derramaria alguma lágrima durante a leitura sim. Mais um adicionado à listinha!
    Beijos!

    ResponderExcluir