domingo, 14 de maio de 2017

[Resenha] Jornada no gelo

|
Autor: Lou Anders
Páginas: 344
Editora: Jangada
Série: Trono & Ossos, 1
Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.


Jornada no gelo é o primeiro livro da série Trono & Ossos, escrito por Lou Anders, e publicado pelo selo Jangada. Eu recebi a obra no kit de boas vindas de parceria da editora, que foi uma escolha baseada no perfil literário do blog, e eles não poderiam ter acertado mais, eu amo fantasia! Desde que eu recebi o livro fiquei muito curiosa para ler por conta dessa capa. Resolvi iniciar a leitura sem saber nada sobre a história, e fiquei encantada com a trama. Apesar de a história ser voltada mais ao público juvenil, o autor conseguiu criar algo que chama a atenção até mesmo dos adultos. É uma fantasia sem muitas complexidades, e sem descrições longas sobre a ambientação, o que torna a leitura fluída e leve. 

O enredo nos apresenta Karn, um garoto viciado no jogo de tabuleiro Trono & Ossos, e que constantemente se mostra um desapontamento para seu pai, Korlundr. Korlundr tem uma grande fazenda em Norrøngard, e é considerado um hauld - uma posição elevada, passada geração após geração -, seu único filho homem irá herdar a fazenda quando ele morrer, porém, essa pessoa é Karn, que deseja visitar outros lugares, e não ficar contando quantos bois se troca por uma cesta de peixes.

Conhecemos também Thianna, metade gigante do gelo e metade humana. Ela vive com seu pai no alto da cordilheira de Ymir, terra dos gigantes do gelo. A garota tem personalidade forte, e apesar de sofrer discriminação em meio aos gigantes por conta de seu tamanho - ela é muito baixa comparado aos outros -, se mostra alguém determinada a ser sempre a melhor.


Karn e Thianna acabam se conhecendo em uma das confraternizações entre os humanos da fazenda de Korlundr e os gigantes de gelo, que se encontram para celebrar e fazer trocas de mercadorias. Os dois imediatamente viram amigos, e não imaginavam que futuramente iriam se encontrar novamente. Algumas reviravoltas fazem com que Karn precise fugir. E Thianna, ao voltar para seu vilarejo, descobre que há pessoas a procurando, e que envolve o passado de sua mãe. É quando os dois jovens se encontram e acabam fugindo juntos.


Os dois são perseguidos por trolls, draugs, lobos, guerreiras montadas em Wyverns e encontram um dragão lendário. A aventura dos dois não é nada agradável, e se mostra a cada dia mais perigosa. Ambos precisam se ajudar, ao mesmo tempo que tentam entender como sair daquela situação. A trama tem diversas reviravoltas, traições e muita ação. É uma leitura maravilhosa!

A leitura é extremamente fluída, os primeiros capítulos apresentam melhor os personagens, mas logo a aventura começa e fica difícil desgrudar do livro. Jornada no gelo é uma fantasia infantojuvenil divertida, leve e bem escrita. Eu gostei bastante do enredo, e estou ansiosa para acompanhar esta série. Eu adorei os personagens, Karn é um garoto curioso e muito inteligente, e Thianna é carismática, corajosa e leal.


A capa é muito linda, a edição da Jangada está caprichada. Possui mapas e até mesmo instruções de como jogar Trono & Ossos, o jogo que nosso protagonista tanto gosta. Eu fiquei apaixonada por essa fantasia, e espero que a editora lance em breve o próximo volume. Recomendo para quem gosta de uma boa aventura, com magia e ação!

14 comentários:

  1. Confesso que o livro não me interessou muito. Estou numa fase em que estou preferindo uns livros mais adultos e de romance do que fantasia juvenil. Beijos Andressa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, o livro parece ser legal apesar da pegada juvenil e concordo que deve atingir a diversos públicos. A capa tá mesmo linda e toda a fantasia criada pelo autor parece ser bem rica, eu gosto de fantasias que envolvem dragões e nos remetem a era medieval. O protagonistas parecem cativantes e se tiver a oportunidade vou querer conferir ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu queria gostar desses livros, mas nada chama minha atenção em algo assim. Ja tentei ler mas não vai.. Então nem insisto mais, porque não gosto de não terminar as leituras.
    Que bom que você gostou e está animada com a leitura, espero que a continuação seja boa também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas que capa e ilustrações lindas!
    Amo livros de fantasia, e como você disse tem aventura, magia e ação acho que vou adorar!
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  5. Andressa!
    Gosto demais dos livros infanjuvenis, justamente pelo fato de nos proporcionar uma leitura descomplicada e carregada de aventuras, principalmente se é no estilo fantasia, que traz toda uma casta de seres diferentes e fantásticos.
    Acredito que acompanhar a leitura, proporciona um grande bem.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma aventura bem diferente hein? A autora juntou um pouco de tudo e fez uma bela misturinha haha
    Não conhecia a obra ainda e fiquei interessada por tudo que conheci aqui.
    A leitura parece ser bem relaxante e envolvente né? Curti!
    Fiquei curiosa pra saber o desfecho dos dois personagens principais.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. Olá Andressa,
    Esse livro e bem interessante, gostei bastante da trama dele, com varias fantasias e misterio e algo que sempre amo ler porque você fica realmente curiosa para saber o que vai acontecer ou qual segredos há nesse livro e também essa aventura do dois e incrivel!

    ResponderExcluir
  8. Essa foi a primeira resenha que li sobre esse livro, e me surpreendi em todos os sentidos, já que nos primeiros capítulos nos apresentam os personagens, mas logo começa a aventura, e como você mesma disse e difícil se desgrudar da leitura, pois queremos saber o que vai acontecer no próximo capítulo e assim por diante. Amo fantasia bem escrita, e envolvente, já quero essa obra.

    ResponderExcluir
  9. Amo livros de fantasia, e esse parece ser ótimo, já esta na minha lista. Adorei essa capa, e de como voce descreveu ospersonagem e saber que é uma leitura fluida, tem tudo para eu gostar muito.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andressa,
    Adoro livros de fantasia onde o autor (a) propõe um mundo em que todos os seres existem, isso torna a história mais envolvente e com muito conteúdo a ser explorado. Karn, apesar de viver neste mundo de fantasia, tem conflitos pessoais que muitos jovens poderão se identificar como a pressão de seguir uma carreira que ele não quer ou atender as expectativas do pai. Thianna é um exemplo de coragem e determinação e acho isso muito importante em um livro infanto-juvenil.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito dessa historia, achei bem legal essa aventura que o autor construí e principalmente por esse mundo que ele cria, parece que os personagens iram passar por diversas situações perigosas que me deixou curiosa saber mais e parece que a diagramação do livro está lindo, achei bem interessante quando temas alguns ilustrações da historia dentro do livro !!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dessa!
    Acredita que, vendo a capa de longe, imaginava que fosse uma high fantasy estilo R. R. Martin? Hahaha, não sei porquê, mas foi isso que pensei, e por isso tanto fugi de resenhas desse livro, rs. Mas observando melhor agora após sua resenha, tô vendo que me enganei redondamente sobre ele. Você sabe que gosto muito de fantasia também, e queria justamente dicas de algo no acervo internacional, mas muitas soavam descritivas e extensas demais para o meu gosto, por hora, até que essa surgiu e parece ser mais chamativa e envolvente como estou querendo mesmo. Esse lado mais juvenil, mas podendo agradar mesmo os adultos, já me instigou, e ainda que os nomes dos personagens e lugares soe estranho inicialmente para mim, rs, parece mesmo ser uma leitura envolvente e cheia de aventura. Por hora não me aventuro em nada do tipo devido ao meu ritmo de leitura ter decaído, mas vou guardar a dica para quando estiver procurando algo assim - e torcer para que o segundo saia logo também, de repente, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  13. Como você, eu também adoro livros de fantasia, e por este motivo me interessei em ler a série Trono & Ossos, eu ainda não tinha lido nem uma resenha deste livro, e após ler a sua fiquei mais interessada e ansiosa para começar a ler esta série, a Editora Jangada caprichou na diagramação deste livro pois está muito bonito.

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa!
    Tudo bem?
    Que edição mais caprichada, amei!! A capa cham atenção e os detalhes são lindos <3
    Eu adoro livros de fantasia, ainda não conhecia esse... Adorei!!
    Bjs

    ResponderExcluir