sexta-feira, 19 de maio de 2017

[Resenha] Crônicas românticas e outras histórias

|
Autora: Talita Facco
Páginas: 72
Editora: Multifoco
Crônicas românticas e outras histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano. Tudo isso com uma linguagem super jovial e cotidiana leva a nos identificarmos com os acontecimentos das histórias e com seus personagens.






Crônicas românticas e outras histórias é um livro curto, rápido de ler e extremamente leve e divertido. Li em poucas horas, e gostei bastante de como a autora tratou de assuntos do nosso cotidiano. Eu adoro ler crônicas, então foi uma leitura que eu inciei com grandes expectativas, e no fim, foi realmente algo prazeroso de ler.

A obra é dividida em três partes: Estações do ano, datas comemorativas e Natal e Ano Novo. Na primeira parte, conhecemos um jovem casal apaixonado. A cada estação entendemos melhor o relacionamento deles, e é extremamente belo o amor que um sente pelo outro. É muito divertido acompanhar suas brincadeiras. Com a família crescendo, eles decidem comprar uma casa em um bairro tranquilo de Londres. O que eles não esperavam é que alguns conflitos iriam surgir.

As datas comemorativas são histórias separadas, onde cada uma apresenta situações diversas de famílias na data proposta. Na Páscoa acompanhamos um pai que reclama dos gastos que esta data gera, mas ao ser "confrontado" pela filha pequena, percebe que quando amamos alguém é fácil querer agradá-la. 

O dia dos namorados foi a história mais bobinha de todas, e a que menos gostei. O casal briga por algo infantil, e é tudo tão rápido - mesmo sendo um livro de crônicas -, que é impossível não achar tudo desnecessário. Apesar de se passar no ambiente universitário, os diálogos apresentam duas pessoas que poderia estar no fundamental.

A última parte nos apresenta sobre o Natal e Ano Novo, duas datas em que tudo é muito corrido. E há também toda aquela troca de presentes. São situações comuns, que podemos nos identificar.

A obra toda é muito bacana, eu adorei a leitura, e é bom ler algo do nosso cotidiano de vez em quando. Vai arrancar alguns sorrisos dos leitores, com certeza. Recomendo a leitura!

13 comentários:

  1. Olá Andressa ;)
    Não sou muito a fim de livro em formato de crônicas. Na verdade depende do tema, mas esse não acho que vou gostar, é uma pena :/
    Mas você tem razão, as vezes é bom lermos algo cotidiano, em vez de só ficção.
    Obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa,
    Nunca gostei de ler crônicas, mas talvez seja porque nunca achei alguma que gostasse. Então estou bem surpresa por ter me interessado por Crônicas românticas e outras histórias, pois a autora conseguiu reunir histórias leves, mas com toques de realidade e que parecem ser bastante divertidas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa, o livro é curtinho e parece conter crônicas preciosas e acho que iria gostar especialmente da crônica sobre as datas comemorativas, me identifiquei com a frase "quando amamos alguém é fácil querer agradá-la" <3

    ResponderExcluir
  4. Estou curtindo essa vibe de crônicas e fiquei interessada nessa obra.
    Ainda mais falando sobre romance e otras cositas. Me parece ser uma leitura envolvente e leve mesmo.
    Essa questão de mostrar o cotiano das pessoas, me deixou curiosa.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!
    Muito obrigada pela resenha. Fico muito contente que tenha gostado do livro. Concordo com você que a a do dia dos namorados é a mais bobinha,foi uma das primeiras que escrevi. ^^
    As leitoras acima, obrigada por darem uma chance ao meu trabalho.
    Parabéns pelo blog Andressa!
    Beijos,
    Talita Facco

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, mas infelizmente o enredo não chamou a minha atenção, mesmo assim obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andressa.
    Um livro curtinho cheio de crônicas, parece interessante, mas não sei se prenderia minha atenção já que fico perdida em estórias que tem muitos personagens. Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de crônicas, sempre acho que algo a mais poderia ter sido trabalhado .
    Quanto ao assunto das crônicas que você leu, parece ser bom. Quem não gosta de temas como o amor e suas peculiaridades? Que bom que foi uma leitura prazerosa pra você ;)

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    Às vezes é sempre bom conhece livros novos e esse me pareceu bem interessante, sendo que não sou muito fã de crônicas mas a história é bem legal sobre fala algo de cotidiano. Achei super legal isso.

    ResponderExcluir
  11. Andressa!
    Livros de crônicas são sempre interessante, porque além de mostrar a história, o autor permite transmitir sua opinião sobre determinado assunto e isso é sempre edificante, por causa dos questionamentos pessoais que acabamos fazendo.
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dessas estórias cotidianas, pela fato de que podemos nos identificar facilmente com as situações pelos quais os personagens passam. Ainda não conhecia esse livro de crônicas, e achei um amor, por aborda um tema mais romance o que me atraí bastante. Fiquei interessada na leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dessa!
    Não conhecia esse livro, e se lesse apenas o título deduziria que seriam apenas crônicas, mas também se assemelha à contos, quase, né? E interessante essas partes propostas ao longo dele, cada uma focando em um casal/família numa época do ano diferente, é realmente propício para nos identificarmos ao menos com um único momento mesmo, e já fiquei curiosa para ler só por isso! Principalmente pelas duas primeiras partes que você citou. Valeu mais uma dica, como sempre!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir