sexta-feira, 21 de abril de 2017

[Resenha] Eu estou pensando em acabar com tudo

|
Autor: Iain Reid
Páginas: 224
Editora: Fábrica231
No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Sabe quando você lê a sinopse de um livro, e mesmo não entendendo bem o que esperar da história, fica com vontade de ler? Aconteceu comigo, com Eu estou pensando em acabar com tudo, do Iain Reid. Iniciei a leitura praticamente no escuro, já que a sinopse não revela quase nada. A obra explora bastante o psicológico dos personagens, fazendo o leitor duvidar de várias situações, além de ficar naquela expectativa de uma reviravolta tensa e surpreendente.

Eu fiquei incomodada no início com a leitura, pois realmente não estava entendendo aonde o autor queria chegar com aquilo tudo. Uma personagem que não sabemos o nome, que namora há pouco tempo Jake, um homem inteligente e peculiar, e que vive na eterna duvida de querer acabar com o relacionamento entre eles? Ok. Uma viagem à fazenda da família de Jake, onde ela poderá conhecer os pais dele, e saber mais sobre o lugar onde cresceu? Ok. E até metade do livro, as descrições de cenas, flashbacks de como eles se conheceram, os momentos complicados e de ansiedade da personagem, e os diálogos entre os dois me fizeram ficar pensando, e agora?


Pois é, o início se mostra bastante enfadonho, mas é aquela coisa que você não consegue parar de ler. Você precisa descobrir aonde tudo aquilo vai levar. E, o ápice do livro chega com momentos de suspense, reviravoltas surpreendentes e uma visita bizarra. Os pais de Jake me deixaram arrepiada. Tudo pareceu tão surreal a partir da chegada deles à fazenda, e o autor só foi deixando tudo ainda mais tenso no decorrer das páginas.

Acho que muito do que aprendemos sobre os outros não é o que eles nos contam. É o que observamos. As pessoas podem nos contar o que quiserem. 

Eu estou pensando em acabar com tudo foi um livro que me conquistou aos poucos, com uma trama assustadora, e extremamente perturbadora, os personagens nos fazem questionar o que é real e o que não é. A personagem, e narradora, recebe ligações de um homem misterioso, e paralelo a isso, os capítulos em que mostram o suicídio de uma pessoa fazem a história ser ainda mais marcante. O final me surpreendeu muito, achei tudo genial.


Os diálogos são extremamente inteligentes, dissecando melhor cada personagem. Não é um livro de terror, mas é impossível não ficar balançada com todo o suspense. É uma leitura muito fluída, e eu fiquei contente de ter insistido na história. 

A edição está muito linda, a Fábrica231 fez em capa dura, a diagramação está perfeita, e todos os detalhes do livro, incluindo a capa toda preta, combinam muito bem com a trama. Eu queria poder falar muito mais deste livro que mexeu tanto comigo, mas não quero estragar a leitura de vocês, então só digo uma coisa: leiam!


8 comentários:

  1. Ai, adoro livros que trazem assim um mistério sabe? Você não querer parar de ler rs, e esse parece ser um desses. Gostei muito.

    Escrevi um posto muito legal que a vale apena da uma conferida, vem ver?
    http://www.espacoteenblog.com/2017/04/o-dia-que-eu-assisti-13-reasons-why.html
    Um super beijo, sucesso ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa!

    Tudo bem? Ainda não conhecia o livro! Mas gostei da premissa de acontecer durante uma viagem e de toda a história da perseguição, mas saber que o começo não é nada estimulante e que chega a ser até meio confuso me faria desistir da história bem ali.

    Mas o livro é absolutamente lindo e eu sinceramente acredito que seja uma coisa ainda mais linda ainda pessoalmente. E uma última coisa que chamou atenção é que sem dúvida os diálogos inteligentes são algo que às vezes sinto falta em uma boa quantidade de livros.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Pelo título do livro pensava se tratar de outro assunto, tipo autoajuda,mas lendo a resenha percebi que provavelmente eu iria amar ler ele! Amo livro que tem essa pegada de mistério e você acaba não sabendo muito o que esperar dele.

    ResponderExcluir
  4. Oi Andressa, tudo bem? Além de eu ter achado o nome do livro genial, tenho ficado cada vez mais curiosa para ler de tanto ouvir o quanto as pessoas gostaram do desenvolvimento e do final da história.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu acompanhei o lançamento dessa obra e estou louco para fazer a leitura dela. Até hoje não tive contato com nenhum livro da editora, mas vejo que o trabalho deles são ótimos. A sua resenha me animou muito em fazer a leitura da história, eu gosto de obras que tem a capacidade de me perturbar e me levar a questionar sobre o que é real ou não, me lembra filosofia e eu gosto muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas confesso que não me chamou muito a atenção. Não curto suspenses, mas gostei bastante da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da obra. Gostei da capa, é bem interessante.
    Obrigada pela dica.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Sem querer, acabei lendo uns quatro livros que trataram de suicídio em seguida, por isso estou tentando evitar o tema. Isso tudo acaba mexendo com a gente. Mas amei a resenha e amei a edição da obra, ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Esto bastante curiosa com este livro desde o seu lançamento.
    Amo thrillers e assim como você fiquei imensamente instigada com a sinopse. Saber que a trama mexe com o nosso psicológico me deixa ainda mais empolgada, afinal adoro livros com narrativas inteligentes e recheadas de mistério.

    ResponderExcluir