domingo, 19 de março de 2017

[Resenha] O que eu sei de verdade

|
Autora: Oprah Winfrey
Páginas: 144
Editora: Sextante
Entre os talentos de Oprah Winfrey está sua capacidade de compreender a natureza humana como poucos e, ao mesmo tempo, colocar essa sabedoria em palavras.
Desde que foi questionada sobre as coisas de que tinha certeza na vida, ela passou a escrever uma coluna mensal em sua revista com reflexões sobre relacionamentos amorosos, família, autoestima, medos, fracassos e superação.
Neste livro, você irá encontrar uma seleção, feita pela própria autora, das melhores crônicas lançadas ao longo dos 14 anos de existência da coluna.
Em textos curtos, Oprah oferece mensagens profundas que vão ajudá-lo a fazer as pazes com seu corpo, a construir relacionamentos mais harmoniosos e a mudar sua maneira de encarar os problemas.
Ao fim da leitura, você se sentirá inspirado a se tornar uma pessoa melhor e extrair o máximo do que a vida tem a oferecer.

Eu sempre quis ler O que eu sei de verdade, da Oprah Winfrey, para poder conhecer pelo menos um pouco a mente por trás de tanta determinação, sucesso e caridade. 

Nunca tive problemas em ler livros denominados autoajuda, eles são por muitas vezes biografias com grandes exemplos e lições de vida de pessoas com muita coisa a dizer. Toda trajetória de vida é uma luta, é um deserto, mas algumas pessoas conseguem enxergar isso e vão além e percebem lições por trás das suas conquistas, e ainda possuem o dom de transmitir e passar sua história para outras pessoas. Por isso não julgo e nem deixo de ler livros nesse estilo. Muitas vezes eles vêm disfarçados de não ficção, mas no fundo você vai tirar algo valioso dali, assim como acontece com livros de literatura. Sempre é válido conhecer uma história, o ponto de vista das pessoas e entender o quanto nossas diferenças nos aproximam.

Nesse belo livro, contado de forma decidida e clara sobre o aprendizado de uma vida, Oprah Winfrey reúne crônicas de uma coluna - depois de refletir e rever todas as publicações durante vários anos na revista O, The Oprah Magazine - originadas por conta de uma pergunta que a deixou sem resposta, e a fez tentar encontrar essa explicação através de 14 anos, quando foi questionada: "Do que você tem certeza?"


Através de oito temas, Oprah discorre com leveza e sabedoria criando um elo entre a Alegria, Perseverança, União, Gratidão, Possibilidade, Deslumbramento, Lucidez e Poder, contando fatos de sua vida, seus medos, suas lutas, sua história e tudo o que ela acredita; as frases e momentos marcantes, as pessoas que a influenciaram, suas amizades, seus desejos e sonhos, o que ela espera e busca, e tudo em torno da pergunta sobre a certeza das coisas, sobre o que ela sabe de verdade. 

O autoconhecimento é a chave da libertação, é a tal luta diária para se compreender antes de entender o mundo, e Oprah abre o coração dela e mostra como ela faz isso. Ela é um exemplo de quanto mais você compartilha o que sabe, mais você continua a evoluir. 

Vemos tantas pessoas aparentemente invencíveis e fortes, mas no fundo todas têm medo, e são apenas pessoas, mas elas ACREDITAM e nunca deixam de persistir, e assim mantêm a busca no aprendizado e continuam a navegar mesmo em águas turbulentas e tenebrosas.

13 comentários:

  1. Eu preciso desse livro maravilhoso, pois só pela sinopse e resenha eu já me encantei.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dandra!
    Já é a segunda resenha que vejo sobre esse livro e, por maiores que sejam os elogios e mesmo a importância dos temas abordados, sobre nós realmente termos nossas lutas, cada um a seu modo, e precisarmos aprender com elas e superá-las no devido tempo, ainda não é uma leitura que me atraia. Mas gostei da sua citação sobre muitos autoajudas serem mais como biografias disfarçadas, é um jeito interessante e por diversas vezes faz muito mais sentido mesmo para certos livros, não tinha visto por esse lado. De biografia propriamente dita, talvez, a única que li até agora foi Marley & Eu, um dos meus então xodós literários, inclusive. <3 Mas, enfim, valeu a dica mesmo assim.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Dandra, tudo bem?
    Já tinha visto a indicação deste livro e fiquei bem curiosa. A Oprah é um exemplo de mulher, e eu adoraria saber um pouco mais sobre sua vida, motivações e questionamentos. Aposto que este livro é muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dandra, apesar de que livros de auto ajuda não sejam o tipo de leitura que procuro com frequência, acho que são válidos e importantes sim, afinal acho que são as experiências que vivenciamos ou que presenciamos que vão nos moldando e construindo a personalidade, assim ler sobre a experiência de alguém tão lutadora como parece ser a Oprah deve ser muito interessante. Gostei muito da resenha e em especial da parte que você diz que temos que nos compreender antes de entender o mundo ;) Ótima dica e o livro é curtinho da pra ler rapidinho, gostei muito :)

    ResponderExcluir
  5. O Autoconhecimento e muito importante, pois e a parti dele, que vamos nos conhecendo e entendendo nossas necessidades. Já tinha visto falar desse livro, e fiquei bastante curiosa para conhecer melhor essas mensagem que nos faz refletir, e compreender o que melhor para nos, e lutarmos para conquistar essa liberdade intelectual e física, nos trazendo um bem estar. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dandra, tudo bem?
    Não sou muito de ler biografias, mas a Oprah é de fato um símbolo de sucesso.
    Que bom que a leitura foi proveitosa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. OI Dandra.
    Estou de queixo caído, literalmente.
    Que historia de vida incrível, apesar de ser tão triste a história em si não mas a superação é o que se destacou na verdade, gosto de livros que me façam refletir sobre minha vida e o que acontece ao meu redor, ainda bem que ela não deixou esse acontecimentos definir quem ela seria, fiquei muito curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá, ouço muitos elogios a esse livro, Oprah é sem dúvidas um ícone, e esse livro transmite todo o seu carisma e positividade. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Dandra,
    Sempre admirei a Oprah pela sua simplicidade e a forma direta com que trata os assuntos, sem medo da verdade. A apresentadora sempre foi vista como um grande ícone nas mídias e como uma grande representante do empoderamento feminino. A leitura deste livro deve nos apresentar um lado mais pessoal de Oprah onde ao invés de vermos ela entrevistar pessoas e conhecer suas histórias, será a história e reflexões pessoais da apresentadora que iremos conhecer. Acredito que esta leitura seja muita válida, principalmente para quem quer refletir a vida e se conhecer melhor e profundamente!!

    ResponderExcluir
  10. Já admirei o livro pelo titulo, e isso de cada um tem que aprender a enfrentar pelos seus problemas e tudo o mais, esse ar de autoajuda me deu uma imensa vontade de ler a este livro. Me parece inspirador e também parece dar aquela levantada no nosso animo.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que já tive preconceito com os livros de autoajuda, agora não mais. Concordo com vc que eles transmitem lições de vida. Adoraria ler O que sei de verdade da Oprah, pelos seus ensinamentos, e também para conhecer a Oprah melhor.
    Um beijo Paulinha S

    ResponderExcluir
  12. É leitura bem rápido, podemos dizer assim, pois é de autoajuda e contém numero de pagina relativo.
    Assim como você nunca tive problema em ler livro de autoajuda, acho necessário a existência dele, pois ele faz muita diferença na vidas de pessoas que precisa daquele "toque". Enfim, apesar que se livro que costumo ler, não veria problema algum e esta lendo. Adorei a resenha de livro diferente

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dandra!!
    Gostei muito da resenha sobre esse livro da Oprah Winfrey!! Estou mega curiosa para ler esse obra!!
    Beijoss

    ResponderExcluir