segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Resenha] Da ordem ao caos

|
Autora: Elizabeth Laban
Páginas: 320
Editora: Farol
Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, Duncan encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.



Eu não lembrava de absolutamente nada da sinopse de Da ordem ao caos, solicitei porque havia visto comentários positivos, mas quando recebi o livro, acabei passando outros na frente e por isso demorei para finalmente ler. E por que não fiz isso antes? Esse livro tem uma leitura muito gostosinha, prende o leitor de forma absurda. Adorei ter esquecido sobre a história, porque assim me surpreendi desde o início, e fui amando a narrativa cada vez mais. O que mais me surpreendeu foi o quanto a leitura é fluída, parece que passa rápido, mas ao mesmo tempo temos a sensação de ter lido por semanas, de tão bem que a autora desenvolve sua história e os personagens.

Temos dois protagonistas, por assim dizer, Tim e Duncan. A narrativa é divida entre ambos, mas por incrível que pareça, não me apeguei muito por Duncan, e sim, por Tim. Eu só queria ler mais sobre esse personagem tão adorável e solitário. Queria absorver cada pensamento seu. Mas claro que não descarto totalmente Duncan, já que é através dele que conhecemos esse outro personagem, que tenho certeza de que irá encantar todos os leitores. 

Duncan está iniciando seu terceiro ano na Irving, um colégio interno misto, e ele precisa trocar de dormitório. A tradição é que os alunos do terceiro ano deixem um "tesouro" para os próximos que virão. E assim, ele acaba no pior quarto do mundo: minúsculo, sem atrativo nenhum e para piorar, quem morava ali antes era Tim, o garoto que ele conheceu através de uma tragédia. A trama fica boa parte falando desse tal acontecimento que mudou a vida de todos, e confesso que não saber o que afinal aconteceu me deixou muito angustiada, é muito suspense. O tesouro deixado para Duncan são CD's que Tim gravou contando sua história desde o início.

Tenho certeza de que lhes ensinaram que não é educado encarar as pessoas. Mas nenhum de vocês era bom nisso. Vocês olhavam para baixo, aí levantavam os olhos no último segundo, ou fingiam olhar para alguma outra coisa por cima do meu ombro. 

A princípio Duncan não quer escutar nada disso, afinal já sabe boa parte do que aconteceu, mas é impossível não se deixar levar pela voz de Tim, e querer saber mais sobre esse garoto albino carismático e solitário. Ser albino sempre foi algo que fez ele não enxergar o mundo de queixo erguido. Mas isso muda quando ele encontra Vanessa, uma menina adorável que irá despertar sentimentos verdadeiros e cruéis nele. Cruel porque ela tem namorado. Quando ele começa a esquecer que é uma "aberração", a menina por quem ele se encantou tem um namorado. Irônico, não é? Mas é a partir desse sentimento que sua história inicia.

A trama intercala entre Duncan no presente, vivendo sua vida, e escutando os CD's de Tim, que nos narra todo seu trajeto até o ápice final. A grande tragédia, que por coincidência, é o que o professor deles quer como projeto: escrever uma tragédia. E o que seria mais real do que uma de verdade? Essa história toda atormenta Duncan, e não entendemos muito bem porque, eu só queria que Tim continuasse narrando. Da ordem ao caos é narrado de uma forma quase íntima, o que me fez ficar muito próxima e me deixou compadecida por esse garoto albino adorável.

Uma leitura fluída que nos faz perceber o amor em pequenos detalhes. Eu adorei tudo, até mesmo a tragédia - que não foi tão surpreendente assim -, é um daqueles livros que te deixa pensando por dias em tudo. Nunca tinha lido uma trama com um personagem albino, e muito menos conheci uma pessoa assim, mas imagino que o que foi contado no livro retrata bem o que eles sentem: preconceito por parte dos outros. Uma história triste, mas ao mesmo tempo leve e delicada. É impossível não se apaixonar por tudo que a autora criou e não querer mais. Sim, eu queria mais de Tim e Vanessa. Recomendo a leitura!

28 comentários:

  1. quando vi a capa imaginei algo mais distópico, apocalíptico, e não um livro com uma certa reflexão, não se se iria ler, ando precisando de livros mais animados, cheio de fantasia, investigações kk, depois de um que li e chorei horrores to mais calma de livros assim kkk

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, eu não conhecia o livro mas curti muito a premissa dele e a capa que é bem intrigante mesmo, adorei a sua resenha, meus parabéns! Com certeza irei atrás do livro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Eu não conhecia o livro e pela capa eu imaginava tratar-se de um suspense (muito embora pareça haver suspense na história de Tim), mas me parece ser um livro muito profundo, tocante e reflexivo. Adorei sua resenha, me deixou muito instigada pela história! Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira impressão foi que era um thriller ou até um terror. Não uma história com alto teor reflexivos. Gosto bastante de albinos, acho uma fofura e sei o que sofrem por preconceito, alguns são até mortos por rituais. Amei a resenha e conhecer esse livro, com certeza vou querer lê-lo.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Apesar de gosta de histórias que se passam no ambiente escolar a sinopse não me chamou muito atenção mas como sua resenha foi bem positiva quem sabe um dia não possa incluir nas minhas leituras!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Pela capa eu pensei que a história seria algo mais voltado pra distopia, mas pelo visto fui enganado, haha!
    Eu gosto muito de livros que se passam no ambiente escolar, pois para mim acaba sendo mais real. Mas apesar de tudo a premissa não me conquistou muito.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa!
    Adicionei a minha lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. bem, com relação à tragédia acho que não tá tão dificil adivinhar... e se for realmente o que penso, muito me interessa esse livro... estou bem curiosa pra conhecer a história de Tim... :(

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro.
    Vendo a capa eu imaginava algo totalmente diferente, rs.
    Gostei da premissa! Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A premissa me lembrou um pouco do livro Os Treze Porquês. Adoro esse tipo de drama e certamente esse entra para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  12. Oi Andressa, tudo bem?
    Não conhecia o livro Da Ordem ao Caos, mas fiquei bastante interessada por ele!
    Gostei bastante da premissa e fiquei muito curiosa para descobrir mais sobre a história do Tim.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Amiga em primeiro momento pensei que o livro era de terror, mas pelo visto não né?
    Eu achei tudo que você abordou sobre a história bastante interessante, mas eu nao sei se pegaria para ler agora não. E outra coisa senhorita ANDRESSA, cadê você que sumiu do meu blog em ?? Nunca mais te vi. Saudades de vc. Tem certeza que não tá triste comigo? Porque daquela vez lá achei estranho e depois tu sumiu. Seilá, mas qualquer coisa fala comigo no FACE.

    BJOS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-herdeira-de-helzius.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Andressa,
    Não conhecia esse livro e nãos ei se gostei da história rs.
    Fiquei curiosa e ao mesmo tempo achado que a leitura pode ser cansativa, vou procurar mais sobre ele para decidir se leio. Acho que a capa poderia ser mais atrativa.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  15. Oi, Andressa. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa dele, principalmente por causa do personagem ser albino, tinha uma avó que também era albina e sofreu bastante por isso. A dica já está anotada, com certeza o irei ler!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Gente que livro mais interessante, não conhecia ainda e já gostei muito dele, parabéns pela resenha pois conseguiu me despertar o interesse pela leitura.Só não curti a capa, mas não se deve escolher um livro pela capa, a sinopse é boa e a resenha excelente então acho que a capa é só um detalhe ( minha opinião)

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa!
    Acho esse capa muito bonita e convidativa, pois só de olhar para ela pensamos em diferentes tipos de história, mas acredito que a tragédia que um albino vivenciou não estaria entre as opções imaginadas. Gosto muito de histórias com esse tom de preconceito pelo qual o protagonista tem de passar e superar, pois conseguimos sempre tirar uma lição para nossas atitudes. Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa com relação ao livro!
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, fiquei curiosa e alguns aspectos dessa história, não li nada parecido ainda, gostaria de ter a oportunidade de ler. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa, a história em si não me prendeu, não. Mas vc disse tantas vezes o quanto a história flui bem que eu acho que se esse livro aparecer na minha frente eu vou até gostar. Sei lá, acho q eu só não gastaria dinheiro com ele, mas se eu ganhasse de alguma forma, ele seria interessante. RSrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Dessa, não conhecia nem livro e nem autora.
    Achei o tema bem interessante, também não conheço ninguém albino e nunca li sobre, porém gostei bastante.
    Pelo que você falou acho que também iria gostar do Tim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro. Que bom que te surpreendeu positivamente. Eu particularmente não curti a premissa dele...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Cara, não sei porque mas a história me arremeteu ao livro A Playlist de Hayden. Mas não sei se leria esse livro, sei lá a história não me pegou, tive a leve impressão que a história fica apenas nessa da tragédia e em Duncan descobrir sobre a vida de Tim e ser monótona e cansativa a narrativa,e o fato da história me lembrar demais o livro A Playlist de Hayden, me desanimou um pouco, porque não curti em nada a história, apesar de ter tirado alguns ensinamentos a mesma.

    Que bom que gostou do livro flor, pela sua resenha pude perceber claramente isso, mas por enquanto passarei a leitura.Quem sabe mais pra frente, em outro momento eu me anime a lê-lo.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá; essa é a primeira resenha que vejo sobre esse livro, e acho que eu iria gostar muito de lê-lo, parece ter o tipo de história que me agrada.

    ResponderExcluir
  25. Oi Dessa,
    eu não conhecia o livro, mas curti muito conhece-lo através da tua resenha.
    Porque você sempre aborda os pontos essências das obras e consegue despertar minha curiosidade.
    Beijos
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  26. oi ^^
    fiquei apaixonada quando li a parte:Uma leitura fluída que nos faz perceber o amor em pequenos detalhes.... gente que coisa mais meiga de se dizer. fiquei realmente toda boba, apesar de não dar nada pelo livro (principalmente por causa da capa) eu achei uma ótima premissa.
    vou ficar de olho na leitura.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro maravilhosa e geralmente gosto de ler livros sem saber muito sobre a história, porque assim a chance dele me surpreender é maior. E pela sua resenha esse é um livro incrível e que vale a pena conhecer, por isso marquei na minha lista de desejados já o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Julgando pela capa, pensei que fosse uma trama literária que envolvia mais os gêneros de terror e suspense. Mas, mesmo assim, continuei gostando da sinopse - aquela que não passou pela minha cabeça de jeito nenhum-. Parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir