quarta-feira, 8 de outubro de 2014

[Resenha] Morto até o anoitecer

|
Autora: Charlaine Harris
Esqueça tudo o você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. Mas a liberdade de ficar fora do caixão teve seu preço: o fim da existência sedutora e das caçadas sob o luar. Em tempos de sangue sintético é preciso esforço para se adaptar. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal - até mesmo desafiar a hierarquia dos clãs vampirescos. Mas ele não contava com uma série de assassinatos inexplicáveis, com a desconfiança dos moradores locais e com seu envolvimento com uma bela - e teimosa - garçonete telepata.




Desde que o seriado True Blood saiu, e eu comecei a assistir, andava louca para ler os livros que deram origem a ele. Foi então que consegui Morto até o anoitecer em uma troca do Skoob e tive a oportunidade de fazer isso. Eu não gosto muito de assistir os seriados/filmes antes de ler as obras, não é nem tanto pelo fato de já saber da trama, mas sim, porque acabo já tendo a imagem dos personagens na minha cabeça, o que faz eu imaginar sempre aquele ator/atriz, mesmo que a descrição seja diferente. Outro motivo é que fico tentando lembrar quem o personagem do livro é na série, tipo, "Será que tem ele na série? Como ele é?", e isso é muito chato. Convenhamos que ler os livros e ansiar pela adaptação é bem melhor, né? Esperar o elenco sair para ver se concorda... Ou falar mal e depois dizer: "O livro é melhor!", haha, enfim...

A resenha não tem o intuito de fazer comparações seriado x livro, mas acho que vai ser inevitável não comentar um ou outro detalhe. Apesar de já saber sobre o enredo que encontraria, gostei de poder ler, e fiquei surpresa que a 1º temporada seguiu bem a trama de Morto até o anoitecer. Claro, sempre há uma coisa ou outra diferente, um personagem marcante na série não estava presente no livro, por exemplo, mas fora isso, foi como se eu estivesse acompanhando a primeira temporada de novo.

Conhecemos Sookie, uma telepata que trabalha de garçonete em um bar, e mora com sua avó. Ela precisa lidar diariamente com os pensamentos das pessoas, e com os comentários de que é louca. Bon Temps é uma cidade pequena e sem atrativos nenhum. Nem os vampiros que foram "aceitos" na sociedade passam por lá, e acontece que o sonho de Sookie é poder ver um de perto. Certo dia não é que um morto-vivo aparece no bar? Bill já morou em Bon Temps antes e resolve voltar. É instantâneo a aproximação dele e Sookie. Relacionar-se com vampiros não é algo fora do comum, mas também não é visto com bons olhos. Tudo parece bem, até o momento que garotas são achadas mortas e Bill, por ser um vampiro, claro, vira suspeito.

Meus pais não sabiam o que fazer comigo. A coisa embaraçava o meu pai, particularmente. Minha mãe acabou me levando a um psicólogo infantil, que disse exatamente o que eu era, mas ela não conseguia aceitar a realidade e continuou tentando dizer à minha família que eu apenas estava interpretando a linguagem de seu corpo e era muito observadora, e que por isso tinha uma boa razão para imaginar que ouvia os pensamentos das pessoas. Naturalmente, ela não podia admitir que eu estava literalmente ouvindo os pensamentos das pessoas porque aquilo não cabia em seu mundo.

Não tive nenhuma expectativa quanto ao assassino, já que já sabia quem era, mas gostei mesmo assim da leitura. A narrativa da autora é agradável, é em primeira pessoa e assim temos um contato maior com Sookie. Ela é teimosa e muito valente, não apenas por aventurar-se com um vampiro, mas por desde pequena aguentar perdas, pessoas falando mal dela, entre outras coisas que descobrimos no decorrer da história....

Se eu já não soubesse de tudo teria adorado, com certeza, a forma como a autora fez mistério em relação ao assassino, ela nos conduz à vários suspeitos e nem tem como desconfiar do que pode ou não ser verdadeiro ali. E gente, Erick aparece também. <3 Não tanto como eu gostaria, mas foi o suficiente. Enfim, recomendo o livro! Mesmo se você já sabe de tudo também.

23 comentários:

  1. Felismente ainda não sei nada sobre a história, pois não assisti o seriado.
    Sinceramente adorei a dica sobre o livro e já o estou desejando muito. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal! Então você vai adorar o livro! :D

      Excluir
  2. O livro parece ser muito bom e eu nunca assistir True Blood, creio que seria perfeito pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Assisti todas as temporadas de True Blood e ainda não dei conta de terminar este livro. kkkk A narrativa da autora é boa, mas não sei não desenvolve.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu achei legal a trama, mesmo já a conhecendo e tal... :D

      Excluir
  4. Oi Dessa!
    Você acredita que eu DETESTEI esse livro? Achei os personagens chatos, as situações forçadas. Simplesmente não desceu. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu achei iguais ao da série. hahaha

      Excluir
  5. Amiga eu não conheço a série e nem sabia que tinha o livro que não é surpresa nenhuma pra ninguém, porque tudo que vira série hoje em dia tem livro né? Eu que sou lerda mesmo. A única série que li até hoje foi Pretty Little Liars e ainda quero terminar de ler, até porque eu gostei da história de suspense e mistério, mas o problema é que a série de TV não consigo terminar de ver, mesmo depois de ter baixado tudo para minha HD pra ver na TV (risos)
    Mas ainda irei assistir.

    Quanto a sua resenha, eu sinceramente não pegaria o livro pra ler, até porque não faz muito meu gênero e deu para perceber também que vc n se envolveu tanto com a história né? vc se envolveu mesmo com a série. Enfim...

    Amiga olha estou adorando suas resenhas viu?
    continua assim =]
    Se cuida


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, HQ, livros, tudo virando série. hahaha
      Amiga, me envolvi sim, só não foi tanto porque eu já sabia de toda a trama, mas gostei tanto do livro quanto do seriado.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  6. Alguns livros sobre vampiros me deixaram um pouco saturados, mas gostei muito da premissa desse livro. Uma telepata e um vampiros juntos? Tenho certeza que vou gostar.
    Eu nunca assistir a série, então fica ainda melhor, pois terei todo o gostinho de tentar descobrir o assassino.
    Excelente dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pararam um pouco com livros de vampiros, né? hahaha
      Adorei essa junção, talvez você goste mesmo.

      Excluir
  7. Oii
    Nem sabia da existência deste seriado..rs
    A história parece boa, só não curto muito vampiros. Mas depende da história, quando bem desenvolvida, ela pode ser boa.
    Daria uma chance para o livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance sim, a história é muito boa! Os vampiros não brilham, viu? rsrs

      Excluir
  8. Oi!
    Estava assistindo a primeira temporada de True Blood, mas fiquei sem tempo e acabei parando.
    Não conhecia o livro que originou a série, mas agora fiquei curiosa e com vontade de ler.
    Vou anotar aqui para lê-lo em breve.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook - Tem promoção lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  9. Oie, Dessa. ;D

    Sou grande fã do gênero de vampiros, mas confesso que nunca asssiti True Blood e nem li nada relacionado. Eu prefiro mil vezes ler primeiro e depois ver as coisas baseadas nos livros, series ou filmes. Mas acaba que me decepciono demais com as adaptações. Vi umas fotos promocionais de True Blood e Erik e tudo de bom. Quem sabe depois não animo a ler ou assistir. >.<

    Sorteio: O lado mais sombrio e Atrás do espelho, participem.
    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Então trate de assistir a primeira temporada de TB! *---*

      Excluir
  10. Não sou grande fã do gênero de vampiros. Já ouvi falar bastante de True Blood, mas nunca assisti. Com respeito a série ou filme x livro eu sempre gosto de ler primeiro o livro e depois assistir a série ou o filme, mas sempre fico colocando defeito, as comparações são inevitáveis. Comecei a assistir a série The 100 e só depois descobri que era baseada em um livro, lógico que comprei, mas ainda não consegui começar a ler pra não misturar a história na cabeça, já pela sinopse do livro vi que mudaram bastante coisa na série. Vou esperar mais algumas temporadas pra começar a ler ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é difícil não colocar defeito ou comparar. rsrs
      Também faço isso, prefiro terminar a série, para depois ler o livro, senão é muita confusão para minha cabeça. rsrs

      Excluir
  11. Eu comecei a ler este livro varias vezes e acabava abandonando, as vezes tem livro que são muito recomendados mas acontece de não agradar rs, este aconteceu isso e olha que eu quando comprei, ja comprei os 3 primeiros rs, então imagina meu pavor quando não conseguia gostar do livro rsrs, mas ele não deu para mim e acabei trocando os tres.
    A serie eu so vi alguns episodios e também desisti rsrs, nao tem como gostar de tudo..mas é uma pena ja que tinha alguns dos livros rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que pena. hahaha Eu gostei bastante, meio fraquinho, mas curti até. rsrs
      A série viciei na primeira temporada ♥

      Excluir
  12. Não sabia que a série começou com um livro... já conhecia o livro só que eu acho que era com outra capa e_e Enfim, não sou fã do seriado então não tenho interesse em ler rs

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Sou apaixonada por vampiros e acho que devo ler esse livro, com certeza, porque conheço True Blood, mas nunca acompanhei certinho, assistia um epsódio aqui outro ali, então to mais que perdida. Essa é minha chance de ler o livro antes de realmente assistir a série, eu sou como você, me dá agonia assistir um filme ou série antes de ler os livros, mas as vezes não tem jeito Adicionei ao Skoob, e quero lê-lo logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, então trate de ler logo!
      A série é muito boa também, mas preferia ter lido antes os livros mesmo. :/

      Excluir