terça-feira, 30 de setembro de 2014

[Resenha] Correr ou morrer

|
Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora: Vergara & Riba
Série: Maze Runner, 1
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

Estava desde o lançamento com vontade de ler esta série, mas só fui tomar vergonha na cara, e comprar o primeiro livro, agora que estava saindo a adaptação. Sempre tento ler os livros antes, e como estava curiosa para assistir o filme, me obriguei a ler logo! Nem preciso dizer que quis bater com a cabeça na parede por não ter feito isso antes, né? Pois é! Uma leitora aqui do blog comentou que quando eu terminasse a leitura ia ficar louca para ler os outros, e é claro que é verdade! Minha sorte, apenas, é que pelos menos todos já foram lançados por aqui!

Imagina você acordar em um lugar estranho, sem se lembrar de nada, além de seu nome, e encontrar vários garotos te encarando? É assim que a trama inicia, com Thomas, um garoto de, aproximadamente 16 anos, que foi parar em uma espécia de clareira, com um labirinto enorme, e tudo isso, sem se lembrar de nada. É claro que Thomas chega lá cheio de dúvidas, certo? E claro que faz muitas perguntas sobre onde está, o que está acontecendo, entra outras coisas... Mas aquelas desgraças respondem? NÃO! Dizem apenas para ficar quieto e seguir as regras, simples assim!

Fiquei frustrada, assim como Thomas, por não ter nenhuma dúvida sanada. E foi assim que o autor me prendeu logo no início, pois apesar de sentir raiva disso, eu PRECISAVA saber mais sobre aquele lugar. Thomas é o novato do mês, mas vamos percebendo que por sua causa várias coisas estranhas começam a acontecer naquele lugar.

A clareira é onde os mais de 50 garotos moram, lá eles plantam e fazem tarefas normais. É quase que uma comunidade bem organizada, levando em conta que são garotos, rsrs. Mas nem tudo é tão fácil assim, há um labirinto, onde todos os dias Corredores investigam uma forma de sair. A meta de vida deles se baseia em sobreviver e descobrir uma saída, afinal, há seres dentro do labirinto que são perigosos e mortais...

Um labirinto normal já seria difícil… Mas quando ele muda todas as noites, basta você cometer um ou dois erros mentais para passar a noite com aquelas bestas nojentas.

A trama é mais complexa do que eu esperava, pois ela não se baseia apenas em encontrar a saída, há todo um conjunto de questões e acontecimentos que nos levam àquele lugar, e que acabam deixando a leitura dinâmica, pois há ação o tempo todo, é difícil querer parar de ler. Novas perguntas surgem a todo momento, e nem sempre temos as respostas.

Achei interessante que o James criou alguns termos e gírias próprios para a trama, que só fui entendendo bem depois, mas acho bacana quando os autores inovam. Correr ou morrer em si tem um enredo bem original e marcante. O leitor consegue se prender no que está acontecendo. Recomendo!

34 comentários:

  1. Maze Runner é a saga mais falada nos ultimos tempos... acho que realmente cai no gosto da galera.
    Eu já conheço a saga a bastante tempo, mesmo não tendo nenhum livro hahah
    Eu quero muito comprar a coleção, mas sabe como é neh.. :/
    Acho que a historia é boa por ser algo inovador, totalmente diferente de outras series ou livros.
    A unica dificuldade pra quem nao leu ainda é as girias mesmo.. eu nao li mas tem girias como TROLHO e FEDELHOS...
    Só tenho uma coisa a dizer: PRECISO O QUANTO ANTES <3 <3
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tudo por causa do filme! Acho muito bacana isso, mais pessoas conhecem as obras daí <3
      É... Quero comprar os outros livros agora. ):

      Excluir
  2. Gente, eu PRECISO ler Maze Runner!
    Arrependida totalmente por não ter comprado, mas já vou tomar vergonha e comprar o box completo.
    Estou curiosíssima com essa série bem falada.
    Sua resenha só me deixou mais louca ainda pela série.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra mesmo! Só não comprei todos por falta de $$ :/

      Excluir
  3. Olá Dessa,
    Há muito muito tempo tenho vontade de ler os livros da série. A sua resenha só aumentou essa vontade.
    Ainda não tive a oportunidade de comprar esses livros - infelizmente - e não vou assistir o filme enquanto não ler - então vai demorar rsrs.
    Quando você ver o filme, por favor nos conte.
    Agora eu PRECISO ler esse livro :(
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tenta ler logo pra poder assistir no cinema <3 *-*
      O filme é boooom, sério. Só que tem bastante coisas diferentes do livro... :/

      Excluir
  4. Oi Dessa
    Eu também gosto de ler os livros antes, mas acho que neste caso vai acabar sendo diferente. Pois vou assistir este filme antes..rs Não sei quando vou parar para ler o livro.
    Gostei de saber dessa trama meia complexa. Mas nem sabia que era série.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, o autor vai lançar um quinto livro até! rsrs

      Excluir
  5. Amiga eu tenho os dois primeiros livros, mas sinceramente vou acabar vendo o filme antes de fazer a leitura, porque a merda do cinema aqui da minha cidade tá passando ele legendado e eu vou acabar vendo pelo computador que acho que vai demorar um pouco. Detalhe: Não gosto de ver filme legendado no cinema por causa das cabeças grandes que ficam na minha frente, principalmente porque eu sou de estatura baixa sabe ?!! hahaahhahaa

    Enfim...Mas lendo a sua resenha, eu percebi que é um livro bastante interessante
    e que vem sido muito bem comentado não só pelos fans, mas também pelos blogueiros que não são (risos) Espero gostar também da história amiga. E uma pergunta...BÁSICA...É TERROR ?? hahahahaha

    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu não consigo ver filme dublado! Mas como assim ficam na frente? As cadeiras não vão ficando mais altas a cada fileira? :O rsrs
      Não é terror não! hahahah
      Se cuida!

      Excluir
  6. Estava ansiosa por essa resenha!! Esse livro entrou pros meus favoritos com certeza. Minhas opiniões foram basicamente as mesmas que as suas, que angústia quando o Thomas quer respostas e ninguém as dá pra ele, também ficava com raiva, mas ao mesmo tempo não conseguia parar de ler pra descobrir mais. As gírias demorei um pouquinho pra me acostumar com elas também de inicío, mas no decorrer da leitura já estavam no meu vocabulário mental, principalmente cara de mértila kkkkkk
    Meu Deus e que suspense, não tinha lido nenhum livro do James Dashner antes mas gostei muito da escrita dele, que suspense... ele sabe como ninguém prender a atenção da gente. Quero ler outros.
    Quando acabei o primeiro já emendei segundo na sequencia, depois do segundo o terceiro. Todos favoritos. Só consegui assistir o filme nesse fim de semana, ficou muito também, mas sou meio neurótica quando leio o livro e fico apontando diferenças entre os dois, apesar de terem mudado algumas coisas ficou excelente também fiquei ansiosa pelo segundo filme. Meu personagem favorito é o Newt <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, deu uma raiva imensa, mas a curiosidade era maior! Mas que a vontade era jogar o livro longe, ah, era! hahaha
      Sabe prender muito nossa atenção mesmo! Gostei bastante da escrita dele, estou ansiosa para a continuação! *-*
      O filme ficou ótimo mesmo, mas teve várias mudancinhas, né? :O Nada que deixou ruim, mas seilá, sou neurótica também, gosto de adaptação igual ao livro, mas óbvio que isso é meio difícil né? rsrs
      Adorei o Newt do filme <3

      Excluir
  7. Quero tanto esse livro! ! Pena que ainda não consegui ler :'(
    Espero que o filme seja tão bom quanto o livro, e adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Antes mesmo de ler esse livro já to curiosa pra saber o que acontece no outros hahaha Eu queria muito ler antes de ver o filme mas acho que não vai dar, vou acabar vendo antes mesmo. Nunca vi alguem reclamar da história, nunca mesmo, o que só me deixa com mais e mais vontade de ler D: to começando a ficar desesperada já haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista então, depois você vai ficar louca para ler os livros. hahaha

      Excluir
  9. Oi, como vai?
    Fico feliz que tenha gostado do livro, bem que você disse lá no blog que ia ler e leu mesmo!
    Muito bom!
    Eu também estou louco para ler os outros volumes, mas tenho outras prioridades agora.
    O James anunciou a publicação de mais livros para série, então em breve teremos desfalque na coleção aqui no Brasil, rs.
    Beijos,
    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu soube desse anúncio. Não sei se precisava de mais livros, mas é legal saber! :D

      Excluir
  10. Eu quero muito, muito, muito ler esse livro. O enredo parece muito bom e toda vez que eu vejo resenha dele a minha vontade de ler só aumenta.
    Quero muito descobrir o que é essa tal de clareira e ler toda a série.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  11. Eu li o livro ja a algum tempo e amei, o autor criou um mundo bem diferente e quero ver o que ele vai fazer na sua continuação, ansiosa pra ler o segundo, a adapitação eu ja vi e achei que fizeram um bom trabalho,
    fiquei sabendo que ele vai escrever mais livros nesse universo..sera que a noticia procede, curiosa.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procede sim! Agora estou curiosa para ler os que faltam. hahaha

      Excluir
  12. Sempre li sobre essa série,mas nunca prestei atenção sobre do que se tratava realmente.
    E agora percebi,que se trata de uma aventura e tanto!

    O problema de sempre, é a verba para tantos livros que pretendo ler. :-\

    ResponderExcluir
  13. Eu sigo página no face, leio comentários positivos e ainda não criei vergonha na cara, hehe.
    Gostei da sua resenha porque não revela muita coisa além da sinopse.
    Eu tenho vontade de ler o livro e descobrir mais sobre a Clareira e como Thomas foi parar ali...
    O fato de tentar encontrar uma saída tá quase igual a "Caverna do dragão"!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é quase Caverna do dragão mesmo, viu. hahahaha Boa! :P

      Excluir
  14. Dessa!
    Correr ou morrer tem tido boas resenhas, principalmente para quem gosta de distopia e ainda mais porque o filme já anda em cartaz por aí, embora digam que o filme foi totalmente modificado para ter mais aceitação do público.
    Não li ainda, e mesmo tendo variantes além do objetivo de achar a saída, achei interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem modificado mesmo, mas eu curti bastante o que fizeram! :D

      Excluir
  15. Eu preciso ler essa serie logo <3 Eu já desejava ela há algum tempo, mas agora com a adaptação e como eu também gosto de assistir o filme só depois de ler preciso lê-lo o mais breve possível, pela resenha e sinopse o livro parece ser bem inovador e envolvente, criando uma serie de perguntas na mente do leitor que não deixa de ler o livro para poder descobri-las o mais rápido possível <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Maze Runner foi o último livro que li, assim como você o conhecia há muito tempo, mas só me obriguei a ler para o lançamento do filme! E também me arrependi pela demora! Kkk O James criou um enredo empolgante e maravilhoso, quase tive um ataque durante a leitura! Fiquei apaixonada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom acompanhar a trama, né? Eu adorei tudo! Agora estou roendo as unhas de ansiedade pelos outros livros!

      Excluir
  17. Ai Meu Deus nem me fale eu estou lendo e simplesmente AMANDO! e como voçe també PRECISO saber mais kkkk... O livro é muito bom e é aqueles que ao terminar você já corre para saber e ler sobre a continuação! Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    não conhecia o livro, mas já gostei.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?
    Adore a resenha, estou louca para ler esse livro, gente você não tem ideia da minha ansiedade, e ler a sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para entrar nesse mundo, também estou louca para ver o filme ouvi dizer que é muito bom.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  20. Quero tanto este livro, mas um tantão mesmo! Não vejo a hora de pôr as mãos nele e começar a leitura. Porque ainda não encontrei alguém que não gostou do livro, mesmo tendo algumas ressalvas. E sua resenha só aumentou minha curiosidade.

    Lucas - Carpe Liber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu noivo não gostou! ): Aquele maldito. hahaha

      Excluir
  21. Oi.

    Nunca li nada deste escritor, mas a curiosidade é muita.
    Sempre que vejo uma resenha ou quando falando sobre filmes de algum dos livros dele. Não sei se é deste - sou meio esquecida-, mas depois de sua resenha fiquei com mais vontade.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir